Recomendações

(62)
Lucas Salmazo, Advogado
Lucas Salmazo
Comentário · ano passado
Nobre colega, bom dia!

Com todo respeito, por favor, não acredite em tudo que dizem por aí no youtube ou no whatsapp!

É pacifico que o partido nazista pertencia à extrema direita e não à esquerda, como querem nos fazer crer alguns youtubers.

Na realidade, interpretar que o nazismo é de esquerda sob o argumento raso de intervenção estatal na economia a luz do que conhecemos sobre o liberalismo econômico atual é distorcer completamente o que ocorreu no mundo nos anos 30 e 40.

Primeiramente, o seu argumento cai por terra, por conta de os Hitler e seus apoiadores perseguirem os socialistas e comunistas.

Em segundo lugar, o modelo adotado não negava a propriedade privada, mas sim, fortaleceu a burguesia da época, que aliás, apoiava o partido Nazista.

Mas por que havia intervenção estatal na economia?

Simples, o modelo liberal vigente à época culminou na grande depressão de 1929, portanto, mostrava sinais de esgotamento, necessitando de uma alternativa. No entanto, não houve em momento algum estatização dos meios de produção, como já falado.

A fim de elucidar o que expus, veja:

https://oglobo.globo.com/sociedade/debate-sobre-se-nazismo-de-direita-ou-esquerda-atormenta-professores-23088894

https://www.cartacapital.com.br/política/por-que-ate-um-video-da-embaixada-alema-sobre-nazismoecontestado

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/13/política/1536853605_958656.html

Aliás, convém lembrar que a exemplo de hoje, que grupos tentam atrelar o nazismo à esquerda, na época de Hitler, era comum os veículos de imprensa ligar os Judeus ao comunismo. Isso apenas para denegrir a imagem desse grupo.

Independente de seu posicionamento político e de seu voto, veja se são confiáveis as fontes de onde você retira as informações.
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros perfis como Fernando

Carregando

Fernando Diniz Cabral

Entrar em contato